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Como manter a dieta no natal?

As festas de final de ano estão chegando e você não quer deixar de curtí-las sem sair da dieta, certo?
Então aí vão algumas dicas de como manter o foco no meio de tantas tentações.

O que fazer antes da ceia?

Primeiro passo é tirar da cabeça a ideia de fazer jejum ou pular alguma refeição para poder comer mais na hora da ceia. Esse é o maior e mais frequente erro. Nada de pular qualquer refeição antes da ceia. Mantenha seu plano alimentar como o de costume e alimente-se bem durante o dia, isso evitará a compulsão noturna.

O que consumir na ceia?

Consuma oleaginosas típicas no Natal (nozes, castanhas, avelãs, amêndoas). Elas são uma ótima opção para você beliscar, já que são ricas em proteína, gordura boa e antioxidantes. Mas nada de beliscar outros alimentos. Apenas invista nelas!

Mas atenção à quantidade, pois são bem calóricas.

OBS: As oleaginosas são boas fontes de ácidos graxos insaturados, minerais e antioxidantes que estão relacionados com vários benefícios para a saúde. Portanto, costumo incluir estes alimentos nos planos alimentares, contribuindo para a prevenção de várias doenças crónicas.

Comece a ceia pela salada que é rica em fibras, auxiliando na diminuição da absorção das gorduras dos outros alimentos e oferecendo saciedade.
Consuma carnes magras como peru, chester, peixes, frango, tender magro, lombo e camarão. As carnes brancas são as mais aconselháveis, porém devemos prestar atenção onde se localizam essas carnes. Prefira o peito e retire sempre as cascas ou peles, onde se concentram as gorduras.

Para os acompanhamentos, escolha apenas um tipo de carboidrato. Dê preferência sempre aos carboidratos complexos. Eles possuem menor índice glicêmico e ainda nos oferecem maior saciedade para refeição (batata doce, arroz integral, aipim, inhame). Caso só existam opções de carboidratos simples, é muito importante consumir uma pequena quantidade.

O que beber na ceia?

Evite o álcool. Bebidas alcoólicas possuem muitas calorias e não são indicadas no gerenciamento de peso. Então, se você busca um corpo com baixo percentual de gordura, evite-as o máximo que puder.
Invista nos sucos naturais, águas, chás e mates.

E Sobremesa, pode?

Na hora da sobremesa, invista em frutas, sejam elas in natura ou mix de frutas secas.
Fazer doces à base de frutas sem cremes e açúcares, é uma boa estratégia para adoçar o fim da noite. Prefira adoçantes naturais como stévia e xilitol.
E quando o assunto é panetone, apesar da tentação, passe longe dos panetones tradicionais. Eles são ricos em açúcar, gordura, farinha branca e possuem ingredientes industrializados que são grandes vilões para sua dieta e sua saúde. Caso não consiga resistir, experimente as versões com mais de 80% cacau ou os que contenham Whey protein. Hoje já existem ótimas opções de panetones do bem e saudáveis. Não troque seus objetivos por vontades momentâneas!

O que fazer no dia seguinte? 

01. Hidratação

Consuma chás antioxidantes. Em especial o chá verde, chás de hibisco, dente-de-leão, cavalinha e chá verde, que estimulam a queima de gordura corporal, facilitam a digestão, regulam o intestino e eliminam a retenção de líquido.
Beba muita água, procure se hidratar bastante. A água ajuda a transportar os excessos para fora do corpo.

02. Algumas frutas indicadas

As cítricas, como o limão, laranja, kiwi e acerola possuem antioxidantes que fortalecem a imunidade.
Abacaxi: auxilia na eliminação de impurezas e facilita a digestão.

03. Alguns alimentos indicados

Consuma gengibre, pois melhora a digestão, fortalece o sistema imunológico e combate a constipação intestinal. Você pode utilizá-lo tanto em infusões (chás) ou em sucos e até no preparo de alimentos.
Invista na berinjela, pois ela tem ação digestiva e laxativa. Utilize couve. Ela estimula a eliminação de toxinas.

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