Meditação: ajuda no combate à obesidade e diminui ansiedade
3 de setembro de 2018
Saúde do intestino e saúde mental: Qual a ligação?
16 de outubro de 2018

11 passos simples para uma alimentação saudável

Alimentar-se é um ato natural e vital ao ser humano. A alimentação é um processo de ingestão de alimentos capazes de fornecer ao nosso organismo nutrientes para o seu desenvolvimento. Sendo assim a alimentação saudável é capaz de influenciar positivamente na saúde e qualidade de vida das pessoas. Além de fornecer saúde, boa energia e bem-estar geral, ela também nos ajuda a combater doenças, manter o peso corporal saudável e um bom desenvolvimento físico. Nós somos formados por células e nossas células precisam de nutrientes, que são a matéria prima do organismo e por isso devem ser de boa qualidade.

Podemos dividir a alimentação em duas categorias assim:

Macronutrientes: carboidratos, proteínas e lipídios – necessários em maiores quantidades.

Micronutrientes: vitaminas e minerais – necessários em menores quantidades.

Cada indivíduo necessita de quantidades específicas de macro e micronutrientes para manter suas funções orgânicas, suas atividades diárias e seu corpo em equilíbrio. Isto depende do sexo, da idade, do estado fisiológico e da atividade física. É sempre importante que um nutricionista calcule e adapte estas particularidades a cada pessoa individualmente.

As refeições devem ser variadas, oferecendo todos os grupos de nutrientes, pois nenhum alimento sozinho é capaz de proporcionar tudo que o organismo precisa, sendo necessária a variedade sempre.

Também não é porque um alimento é bom que ele deva ser consumido em excesso.

Para se ter uma alimentação saudável é só seguir esses 11 passos simples: 

  1. Escolha os alimentos corretamente. Opte mais pelos alimentos que a natureza produz. Evite o excesso de industrializados e principalmente evite os utraprocessados. Descasque mais e desembale menos.
  2. Mastigue bem os alimentos, assim terá melhor digestão, absorção de nutrientes, saciedade e consequentemente controle do metabolismo e peso corporal.
  3. Evite temperos industrializados. Use e abuse dos sabores e aromas especiais de alho, cebola, alho poro, gengibre, açafrão, alecrim, coentro, orégano, manjericão, pimentas de tantos tipos, salsão, salsinha e cebolinha e outros que melhoram o paladar e principalmente o valor nutricional da preparação. Todos têm poder antioxidante e anti-inflamatório tão necessários ao organismo.
  4. Inclua frutas e vegetais no seu dia a dia e os consuma com casca e bagaço quando possível para aproveitar melhor todos os seus elementos. As fibras neles contidas auxiliam no bom funcionamento intestinal, na saciedade e ainda permitem uma elevação de glicemia, dentro da nossa corrente sanguínea, mais lentamente e isso é favorável inclusive para evitar ganho excessivo de peso.
  5. Um prato colorido significa uma boa variedade de alimentos e, portanto, de nutrientes. Com isso a sua saúde agradece.
  6. Opte por carnes magras, sem gordura aparente e preferencialmente cozidas.
  7. Escolha um bom azeite de oliva extravirgem, rico em gorduras boas, com poder antioxidante e anti-inflamatório que promova fortalecimento do sistema imunológico, além de prevenir doenças cardiovasculares, combater o envelhecimento precoce e doenças degenerativas.
  8. Evite o excesso de massas, doces e açúcar.
  9. Hidrate-se. Beba água ao longo do dia.
  10. Evite fazer dietas da moda.
  11. Experimente novos sabores, cozinhe com afeto e coma com prazer e moderação.

A nossa saúde depende muito mais do que comemos e do nosso estilo de vida do que somente da nossa herança genética.

Hipócrates, o pai da medicina, já dizia: “Faz do teu remédio o teu alimento e do teu alimento o teu remédio”.

2 Comentários

  1. Mabel disse:

    Artigo muito bom! Parabéns Dra Claudia.

  2. Estou sempre acompanhando as orientações do seu site Dr.Claudia,.Só agradeço pelas mesmas,pois, hoje tenho mais ânimo para o trabalho, estudo.Estou mudando meus hábitos alimentares e está sendo muito importante para minha saúde.Mais uma vez muito obrigada pelas orientações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Incrições Workshop um caminho para Meditação



×