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Meditação: ajuda no combate à obesidade e diminui ansiedade

Muitos mistificaram o significado de meditação, mas na prática nada mais é que um tipo de exercício que também pode ajudar no processo de emagrecimento, além de auxiliar no controle da ansiedade.

Meditar proporciona calmaria e sintoniza a mente ao corpo. Contudo, como podemos usar a meditação para emagrecer? É simples, basta ficar ligado nas dicas que darei nas próximas linhas.

Como tudo começou

Vamos entender o que significa meditação. A palavra meditar tem origem latina, “Mederi”, que quer dizer tratar a atenção. Essa prática busca, através de um conjunto de técnicas, potencializar a concentração. Sua origem é muito antiga e remonta às tradições orientais, como o budismo.

De acordo com estudos, a meditação traz diversos benefícios à saúde, como o aumento do volume do cérebro, controle da ansiedade, emagrecimento e até mesmo combate à depressão.

Meditação e emagrecimento

O processo de perda de peso, geralmente, é acompanhado de reeducação alimentar e prática de exercícios físicos. A meditação para auxiliar no processo de emagrecimento requer uma disciplina frequente para se obter resultados, é precisa uma mudança de hábitos.

A compulsão alimentar também é uma dificuldade vivida por muitas pessoas e que pode ser gerada devido a vários problemas de saúde, como estresse, ansiedade, depressão ou obesidade. Nestes casos, a meditação é uma boa forma de tranquilizar a mente e avaliar como está a sua alimentação, respiração e rotina.

Da mesma forma que alimentamos o corpo todos os dias, precisamos alimentar a mente também. O primeiro passo para meditar é praticar a concentração, é preciso sentir o corpo, a respiração e estar em sintonia com a mente. O próximo passo da meditação é estar em um local silencioso para que você possa se sentir bem e à vontade para sintonizar dentro de si.

Dieta x Meditação

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Otago, Nova Zelândia, constatou que o ato de meditar funciona melhor que realizar uma dieta, quando o assunto é perda de peso.

O estudo foi publicado no American Journal of Health*, e foi realizado com 225 mulheres, durante dois anos. As mulheres foram divididas em três grupos, sendo que aquelas que praticaram a meditação tiveram mais sucesso na perda de peso do que as que não praticaram.

De acordo com os pesquisadores autores do estudo, a meditação auxilia a pessoa a ter mais atenção na sensação de fome e saciedade, ao invés de ficar focada unicamente na perda de peso.

 

*Link da pesquisa: http://www.healthpromotionjournal.com/

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