Queda de Cabelo: Má alimentação pode ser a causa
6 de agosto de 2018
Cura integrada: medicina integrativa ajuda a potencializar tratamentos
27 de agosto de 2018

10 dicas para combater a insônia

Segundo a Associação Brasileira do Sono cerca de 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia. O ritmo agitado da vida urbana e o estresse do dia a dia dão as suas contribuições para fazer o brasileiro não conseguir dormir. Os problemas que o déficit de sono pode provocar à saúde são os mais diversos como, prejudicar a memória, derrubar a imunidade e, claro, provocar alterações no humor, por isso listei a seguir dez dicas para dormir melhor e de forma tranquila.

1) Tenha uma rotina

Estabelecer um padrão sempre favorece o bom sono. Que tal planejar ir para cama não muito tarde, praticar uma atividade física que te dê prazer e comer com qualidade e na hora certa.

2) Crie um ambiente propício

Um quarto silencioso, protegido do barulho da rua, fresco e com iluminação indireta já ajuda muito. Se a cama for espaçosa e confortável, e o travesseiro for bem macio, temos um excelente passaporte para você embarcar sem escalas para os braços de Morfeu.

3) Não exagere na comida

Evite alimentos pesados, de difícil digestão, antes de dormir. À noite, opte por alimentos leves, legumes, fruta ou mesmo leite. Mas não vá se empanturrar para evitar o risco de refluxo.

4) Tome banho quente

Ele dá aquela sensação de relaxamento, graças à dilatação dos vasos sanguíneos, que faz fluir melhor o sangue e o oxigênio. Bem diferente da ducha fria, que tem efeito revigorante.

5) Silencie notificações de apps

Essa dica é superútil para quem usa o despertador do celular para acordar e, por isso, dorme com seu dispositivo ligado.

6) Evite a cafeína

O ideal é que o consumo de café fique restrito aos horários da manhã, ou no máximo, até o início da tarde.

7) Exponha-se à luz pela manhã

Esse hábito vai ajudar a regular o cérebro e ajustar o nosso relógio corporal.

8) Beba chá

É reconfortante, desde seja em pouca quantidade e feito de compostos com efeito calmante. Opte por camomila, erva-doce e erva-cidreira.

9) Nada de cigarro nem bebidas alcoólicas

Fumar aumenta o risco de desenvolver apneia e insônia. Já o álcool pode relaxar num primeiro momento, e até ajudar a dormir por um efeito sedativo. Mas depois de metabolizado, passa a fragmentar o sono, aumentando as chances de provocar roncos e até pesadelos.

10) Tire os olhos das telas dos seus dispositivos

A luz azul emitida pelas telas da TV, dos celulares e computadores em geral inibe a produção da melatonina, que é o hormônio do sono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Incrições Workshop um caminho para Meditação



×